quinta-feira, 11 de junho de 2015

Carlos Arthur Thiré

         Carlos Arthur Thiré viveu de 1917 até 1963 e foi casado com um das divas do teatro brasileiro, Tônia Carreiro. Carlos chegou até a ser professor de matemática dos Colégios Pedro II e Militar, porque os pais não queriam que ele fosse desenhista.. mas foi impossível. 

      A imaginação privilegiada e a criatividade, abriram espaço para Thiré ,no Jornal A Noite. Convidado por um amigo da família, o jovem passou a ilustrar para o Jornal os personagens Mandrake, Flash Gordon e Tim e Tok, que era publicados no Suplemento Juvenil. Mesmo com a invasão estrangeira, ele foi o único artista brasileiro que apareceu na redação do Jornal A Noite para mostrar histórias brasileiras escritas por ele mesmo, como : O Gavião de Riff e as Aventuras de Raffles. 



Aos poucos, o estilo moderno e criativo de Thiré, fez com que as histórias ganhassem as páginas das revistas Tico Tico. 

     Na década de 50, Carlos Arthur Thiré deixou um pouco os quadrinhos e se dedicou  a ilustração , artes plásticas, publicidade e também ao cinema, onde participou de filmes na Companhia Cinematográfica de Vera Cruz. Antes de falecer, Carlos Arthur Thiré também dirigiu e produziu programas de Tv , como Noite de Gala e Sem Censura.